TANGATA MANU II

Aladin 30 - Versão 2.0

    O projeto original do Aladin 30 pelo escritório do Cabinho, tinha um banheiro que avançava além da escada de acesso, tirando um pouco de espaço do salão central. Além disso, uma mesa de navegação que ficava voltada para a popa, e um sofá em "U", a exemplo do Carapitanga e demais veleiros construídos nessa época no Rio de Janeiro...

Versão 1

    Com a compra dos moldes e a vinda do estaleiro para São Paulo, houve uma mudança no lay-out interno, tornando o projeto mais interessante em termos de espaço, mas sem modificar a estrutura nem a vocação de cruzeiros longos do Aladin.

    O banheiro continuou espaçoso mas foi deslocado mais à popa, o salão ganhou mobilidade pela separação dos sofás e a mesa de navegação passou a ser voltada para a proa, facilitando a sua utilização de maneira convencional.

Versão 2

Ano: 2002 (Foi para a água somente em 2004)
Material (casco): Fibra de Vidro 
Material (convés): Fibra de Vidro / Dyvinicel (sanduíche) 
Comprimento Total: 9,10m 
Comprimento na linha d'água: 7,40m 
Boca máxima: 3,20m 
Altura da Cabine: 1,83m 
Calado: 1,55 m 
Deslocamento: 4.200 kg 
Capacidade de passageiros (dia/noite): 6/6 
Tanque de água: 2x165 l Total 330 l 
Tanque de Diesel: 80 l 
Motor: Yanmar 3gm 27hp rabeta 
Lastro chumbo: 1200 kg 
Armação sloop
Área Vélica 42,28 m2 
J 3,60 m 
I 11,55 m 
P 10,90 m 
E 3,40 m 
Projetista Roberto Barros Yacht Design

REFERÊNCIAS

 
Reportagem da Revista Náutica nº 205 - Clique na foto para ampliar


Livro de Marcio Dottori, que fez uma viagem de ida e volta à África com seu Aladin 30

O veleiro Tangata Manu II foi o primeiro veleiro feito no estaleiro da Barracuda Náutica em São Paulo, ainda na forma original que veio do RJ, sendo portanto o único "sister-ship" do Carapitanga, já que as formas foram refeitas após essa construção pois segundo o proprietário não estavam em condições de aguentar uma longa série de construções.
O primeiro proprietário deste veleiro (Sr. Emanuel) não chegou a ver seu barco na água. Tendo sido terminado pelo estaleiro em 2002, somente em 2004 foi ao mar, após quase 2 anos parado no Pier 26 (Guarujá). 
A esta altura ele já havia sido vendido ao segundo proprietário (Sr. Rogério). 
Com ele, batizado então como "Anemos", realizou um cruzeiro pela costa Brasileira até a Bahia, retornando no início de 2006 a Parati, e colocando-o à venda em maio de 2006.
Era uma terça-feira. Na quinta fui até lá e fechei negócio...


Montagem a partir de 2 fotos (BE e BB)


TANGATA MANU I

Ano de Construção - 1980
Estaleiro - Cabrasmar
Modelo - Albatroz (Velamar) 27
Projeto - German Frers
Pé Direito - 1,75m


Originalmente batizado de "Glutus", foi rebatizado de "Sans Souci" ("Sem Preocupação" em francês), 
e comigo recebeu o nome de "Tangata Manu" ou "Homem Pássaro" em Rapa Nui.

 
Vista interior / popa   Cozinha (boreste)

 
Mesa de navegação (BB)                                       Entrada da cabine (proa)

 
Painel de instrumentos (BB)

 

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"De madeira, trezentas toneladas, 144 pés, construído de pranchas de carvalho e pinheiro-do-báltico com espessura de até 75 centímetros, revestido de coração-verde, madeira tão dura que não podia ser lavrada com ferramentas convencionais.
Foi rebatizado de Endurance...".